sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O esvaziamento da classe média nos EUA


A classe média americana deixou de ser a maioria da população dos EUA, de acordo com um novo relatório do Pew Research Center.

O estudo, baseado numa análise de dados do governo americano, utiliza uma definição geralmente aceite de "rendimento médio" dos americanos cujos os rendimentos anuais se situem entre dois terços e o dobro da média nacional - ou de cerca de $46.000 a $126.000. Sob esta definição, a classe média pesa 50% da população adulta dos EUA, abaixo dos 61% de 1971.

É isto importante? O relatório mostra que as percentagens de adultos dos agregados familiares com rendimentos superiores e inferiores têm crescido desde 1971, mas o nível superior cresceu mais rapidamente - um sinal de progresso económico. Além disso, o rendimento médio das famílias aumentou para todos os grupos, embora mais rapidamente na parte superior e mais lentamente na parte inferior.

Mas o esvaziamento da classe média marca certamente uma alteração da natureza da sociedade americana. O Pew Research têm por norma de ficar fora de qualquer debate político ou emitir juízos neste âmbito, cumprindo escrupulosamente estas normas, evitando discussões sobre as causas ou as consequências políticas prováveis desta tendência, porém o relatório não deixa de concluir  que a queda da classe média abaixo do limiar dos 50% poderá marcar um “tipping point" para os EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário