Para a indústria Suíça de relojoaria, o mercado das réplicas de relógios tem um custo anual de biliões de dólares, não obstante os esforços feitos para confiscar relógios falsos e destruí-los às vezes de forma espectacular . Um dos meus exemplos favoritos é o de 2010 quando 7 000 Rolex falsos foram esmagados por um Caterpillar em frente às câmaras de televisão e o culpado enviado seis meses para a cadeia. À maioria da contrafacção não é dado este tratamento. Esta “performance teatral” foi ordenada pelo fabricante de relógios em causa, que trabalhou em colaboração com as autoridades aduaneiras.
Há alguns anos atrás um consórcio de marcas da indústria relojoeira Suíça, designada por Fondation de la Haute Horlogerie (FHH) avançou com uma campanha cuja mensagem era “Fake Watchers Are For Fake People.” Não creio que esta mensagem soe bem numa audiência anglófona, mas mostrou um sério esforço para induzir as pessoas a comprarem relógios genuínos.
Um CEO de uma famosa marca relojoeira, falando há tempos para uma ampla audiência, media o sucesso anual do grupo indicando a enorme quantidade de réplicas de relógios com a sua marca apreendidas na fronteira Suíça. Aparentemente, quanto maior for o número de relógios falsos, maior é a popularidade da marca.
Trabalhando em estreita colaboração com os funcionários aduaneiros nos principais mercados, a indústria do luxo não desempenha um grande papel no sucesso da apreensão de produtos falsificados. Embora, muitas o façam através de mercado. É simplesmente muito difícil apanhá-los a todos. A indústria de relojoaria, investe mais dinheiro no marketing dos seus produtos, em ordem a aumentar a sua notoriedade e, assim, aumentar a procura.
Dito isto, por natureza, os bens de luxo são apenas isso e o seu preço pode ser fixado o fora do que a maioria das pessoas pode pagar.
A indústria de réplica de relógios é uma tangente natural de um mercado para os itens que são inacessíveis para a maioria das pessoas. Existem relógios falsificados para satisfazer os desejos de pessoas que não podem pagar “o genuíno", mas pretendem usar os mesmos símbolos de status do aqueles que podem.
Se caminhar por algumas ruas específicas de grandes cidades como Nova York, Hong Kong, Tóquio, e Lisboa não foge à regra, pode encontrar réplicas de relógios, óculos, malas, etc. para consumidores que procuram estes produtos.
Quando por razões profissionais passei uma temporada em São Paulo, por indicação de colegas de trabalho, fui visitar um espaço em plena Av. Paulista, onde só se vendem falsificações. De relógios a malas de todas as marcas mais caras. Lembro-me de ter ficado fascinado com um relógio Montblanc dentro do seu estojo. O conjunto numa loja da marca para um cliente distraído poderia passar como genuíno. Segundo me disseram havia um dia por semana em que o espaço estava fechado, que correspondia ao dia da rusga da polícia...
Existe um sentimento de receio quase generalizado entre os consumidores que procuram relógios verdadeiros nas lojas legítimas, de comprarem gato por lebre, mas as probabilidades de comprar um relógio falso numa destas lojas, é muito reduzida, segundo os fabricantes. Relógios falsificados são encontrados em lugares onde se espera encontrar um relógio falso.
Os fabricantes de relógios, surpreendentemente, não tem propriedade intelectual sobre a concepção de seus relógios. Enquanto os projetos são algo que se pode proteger, coisas que são "funcionais" precisam ser protegidas por patentes, e não por direitos autorais. Patentes depositadas há muito tempo, já expiraram, e copia-se muito entre marcas. Portanto nada é "original" actualmente. O que as marcas podem proteger, porém, é seu nome e logotipo. Aquelas que estão sob proteção de marcas, não podem ser copiadas legalmente. Então, o que os falsificadores estão realmente a fazer é copiar ilegalmente um nome e logotipo, bem como outros elementos trademarked que são projetados para dizer às pessoas quem fez o relógio.
O número de elementos de um qualquer relógio que pode ser copiado legalmente é surpreendentemente numeroso. É por isso que até mesmo marcas legítimas se "lisonjeiam" umas às outras copiando elementos de design.
É verdade que muitas pessoas não sabem muito bem porque os relógios falsificados podem ser ilegais, ou que são mesmo ilegais. O problema com a campanha de “Fake Watchers Are For Fake People." da FHH é que a mensagem distorce totalmente o que está errado com relógios falsificados. Comprar relógios falsificados é uma má decisão, porque são ilegais e porque eles são geralmente uma porcaria. Há vidas mais baratas mas não compensam…
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