terça-feira, 21 de julho de 2015

Os relógios suíços, são um valor de refúgio para os Gregos.

As exportações suíças para a Grécia caíram, com excepção dos relógios.

Entre Janeiro e Maio deste ano, as vendas de produtos suíços destinados à Grécia caíram 11% face ao período homólogo, o sector farmacêutico (dois terços das exportações) exportou menos 15%, e o das máquinas e electrónica caiu 43%. Os números para o mês de Julho não estão ainda disponíveis, mas é provável que a introdução do controlo dos fluxos de capitais tenha reforçado a tendência para a baixa nas importações de bens suíços.

Nem todos os sectores das exportações estão em queda. A indústria relojoeira suíça, segundo sector mais importante a escoar os seus produtos para a Grécia, registou um incremento de 26% nas suas exportações entre Janeiro e Maio de 2015. 

Os empresários suíços de relojoaria explicam este número, por duas razões: a primeira pelo desenvolvimento do turismo no País, a segunda explicação prende-se com o facto de os Gregos estarem a investir em relógios suíços como se o fizessem com uma moeda de refúgio. 

Pode ter sido Sol de pouca dura, já que se desconhecem os eventuais efeitos nas restrições de pagamentos sobre as vendas, resultado do controlo de fluxos de capitais implementado há 3 semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário