domingo, 8 de março de 2015

8 de Março de 1908


Neste domingo, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Um dia para celebrar as conquistas económicas, políticas e sociais das mulheres no passado, presente e futuro.

Vários episódios entre o final do século XIX e início do século XX, relacionado com manifestações de mulheres, que reclamavam a redução de horário de trabalho, melhores salários, bem como o direito a votar, estiveram na origem da celebração de um dia dedicado às mulheres, em homenagem as estas pioneiras na defesa dos seus direitos.

Passados todos estes anos, a actual agenda das mulheres continua a contemplar alguns dos temas que as manifestantes de 1908, reclamavam, como seja o salário igual para trabalho igual.

Em 1910 numa conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de Março, passaria a ser o Dia Internacional da Mulher. Esta decisão veio a ser oficializada por decreto em 1975 na ONU.

A desigualdade salarial entre homens e mulheres continua a ser uma questão premente, não só em Portugal mas num grande número de países europeus.

1 comentário:

  1. Deixo um pequeno vídeo do comediante John Oliver, ex-elemento da equipa de John Stewart no «The Daily Show», dissertando sobre o «wage gap» entre homens e mulheres.

    https://www.youtube.com/results?search_query=last+week+tonight+with+john+oliver+wage+gap

    ResponderEliminar