terça-feira, 3 de março de 2015

Comutada a Sentença de Morte



A notícia foi dada em Janeiro, mas só hoje soube, que a Land Rover decidiu comutar a sentença de morte anunciada em Outubro de 2013 ao seu muito amado modelo Defender, e para o manter vivo, decidiu transferir a sua produção para a Ásia (India ou China).

Esta inversão é feita apenas um ano e uns meses após a firma Inglesa dos 4x4 ter informado que o original Defender - tendo atingido os 65 anos - estava na idade da reforma, e que a sua produção iria terminar em Dezembro daquele ano. Aquela revelação de Outubro de 2013, provocou um clamor junto dos fans - o favorito da Rainha e de muitos clientes da Grã Bretanha - que levou os patrões da Land Rover a repensar a sua decisão. Também o potencial de vendas desta robusta viatura em mercados emergentes da Ásia e África, pesaram nesta decisão   

Um porta-voz da empresa disse: "Land Rover is investigating the possibility of maintaining production of the current Defender at an overseas production facility, after the close of UK manufacturing. Any continuation would be low volume production maintained for sale outside the EU"

O primeiro desenho deste jeep foi feito numa praia (Red Wharf Bay) em Anglesey, no País de Gales, em 1947, pelo director de engenharia da Rover, Maurice Wilks, para mostrar ao seu irmão Spencer que era na altura o CEO da firma.

A sua produção foi iniciada em em abril de 1948, e a viatura apresentada no Salão de Amsterdão daquele ano.  Com a falta de aço que havia no período post guerra, o Land Rover foi inicialmente construído em alumínio, e o verde que o notabilizou teve origem na tinta fornecida por uma fábrica de aviões caça.

O primeiro modelo de pré-produção designado por "Huey" após obter a matrícula HUE 166, está em condições de funcionamento e em exposição no Heritage Motor Museum em Gaydon, Warwickshire.

Espantosamente, três quartos dos dois milhões de Defenders produzidos desde o seu lançamento têm ainda um uso regular.

A Land Rover acaba de lançar uma edição limitada "Heritage" inspirada nos Land Rover Série I. Cada um dos três modelos celebra um elemento diferente do carácter e da história Land Rover. A produção deste veículo de colecção, que combina as características do design original com o "conforto" moderno, é limitada.

Quem tem um, sabe que o conforto não é o seu forte, os acabamentos são muito assim, assim e os interiores não podiam ser mais espartanos, com uma ideia do indispensável que não se coaduna com os actuais padrões. Mas fora da estrada é imbatível. É talvez esta combinação entre a sua austeridade e capacidade de passar por todo lado, que o torna fascinante, não obstante em Portugal ser quase inacessível, já que os impostos que recaem sobre a tracção às quatro e as emissões o torna numa viatura de luxo.


Sem comentários:

Enviar um comentário