quarta-feira, 18 de março de 2015

Um monstro na Suiça


Numa estadia na Suiça em 2009, visitei a aldeia de Vals, na zona alpina do Cantão de Graubunden ou Grisons, para visitar o edifício das termas, concebido pelo arquitecto Suiço, Peter Zumthor, prémio Prizker 2009.


O edifício das termas, construído em 1996, integrado no complexo termal, situa-se numa encosta pronunciada do vale, integrando-se com ela. Assemelha-se a um bunker com uma série de perfurações, através das quais se pode contemplar a paisagem e o vale.

O interior do edifício emula o interior da terra, com espaços iluminados por luz zenital e mediante gretas que introduzem uma espécie de luz irreal.

"O projecto está construído através da agregação de uma série de módulos em forma de L invertido, de maneira a que a parte vertical suporte a horizontal traccionada. A agregação dos módulos, produz-se deixando uns pequenos espaços, cobertos com vidro, permitindo a entrada de uma discreta luz zenital."

É uma obra que merece ser vista, e que compensaram largamente os 800 km feitos num dia (395 km de Lausanne até Vals e voltar).

Fiquei hoje estupefacto com a notícia do The Telegraph da existência de um projecto para construir um arranha céus na aldeia de Vals. Mais alto que o Shard de Londres, que a Mercury City de Moscovo...


A pequena estação termal, poderá ter o maior arranha-céus da Europa, segundo aquele jornal. 

Trata-se de um Hotel de Luxo de 380 metros de altura destinado à clientela do médio-oriente e da Ásia. "Queremos construir um dos melhores hotéis do mundo" é a vontade de Pius turfe, um empreendedor local, co-promotor do projecto com Remo Stoffel, o proprietário do complexo hoteleiro com a assinatura de Peter Zumthor, que tornou Vals conhecida.

Não se conhece a reacção do arquitecto Zumthor a esta notícia.

De momento não há notícia de uma licença de construção para este edifício, e na Suiça este tipo de situações terá que ser referendado pela comunidade local.

Tenho medo que no dia do referendo alguém ou muitos acordem estúpidos e aprovem este monstro. Haja fé. 

2 comentários:

  1. Espero que no construyan semajante barbaridad. Un bonito sitio para visitar dentro de unos meses, una vez estemos instalados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica longe de Genève, mas vale pena visitar as termas que, penso, estão abertas a partir de Junho. O interior do edifício de Zumthor, que o meu filho chama de arquitecto ermita, é absolutamente original.

      Eliminar