quinta-feira, 16 de abril de 2015

"A elevada probabilidade do Dono Disto Tudo se safar"


"Sabemos bem como acabam estas histórias. Muito aparato e abundância de informação que parece anunciar que desta vez é que vai ser, mas no final do dia o mais provável é ninguém ser responsabilizado. Oliveira e Costa e Dias Loureiro vivem uma vida tranquila, após terem arrastado o país para o buraco fraudulento do BPN, cuja factura para os contribuintes já terá ultrapassado os 6 mil milhões de euros. Nada lhes aconteceu. João Rendeiro também vive em liberdade, após a hecatombe do seu BPP, que tendo ficado mais barato para o pagador do costume, ainda custou algumas dezenas de milhões ao erário público. Hoje diverte-se na BlogosferaJardim Gonçalves até chegou a ser condenado a dois anos de cadeia por crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos mas, como sabemos, as elites podem sempre pagar uma fiança avultada, neste caso 600 mil euros, e ficam imunes às decisões judiciais. Ter dinheiro coloca-nos, efectivamente, acima da justiça. Até porque a maioria dos criminosos não consegue açambarcar tanto.
Posto isto, a principal conclusão do relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito ao caso BES, que indica ser “provável” que Ricardo Salgado tenha “estado envolvido na ocultação de contas da Espírito Santo International desde 2008” parece configurar o princípio do fim do aborrecimento a que o monarca da Comporta foi sujeito depois de anos de, vá lá, irregularidades. Meses de audições, dezenas de interrogados – amadores e profissionais – e um surto inesperado de amnésia mais tarde, o caso BES corre agora o risco de resultar em absolutamente nada e de, tal como tantos outros casos em que a política e os negócios andaram de mãos dadas, cair no esquecimento. Tal como inicialmente previsto. Será que chegaram a conseguir pôr o Moedas a funcionar?
A ausência de responsabilização destes e de outros banksters é o reflexo de um país cujo governo é feito de ministros que, tal como Pilatos, lavam as mãos das suas responsabilidades e apontam o dedo ao técnico que estiver mais há mão. Foi assim com o Citius, com a polémica Lista VIP e com o calote de Passos Coelho à Segurança Social. Ate no caso SNS/Hepatite C a culpa era da farmacêutica que praticava preços incomportáveis mas que até queria oferecer umas quantas unidades do comprimido. Isto apesar da posição do primeiro-ministro relativamente a este problema ser muito clara. E tal como os impolutos ministros, também Ricardo Salgado se há de safar e regressar em breve ao conforto de uma reforma abastada, apesar da ausência de bens em seu nome. Ser o Dono Disto Tudo tem que ter as suas vantagens, não é mesmo?"  Roubado daqui: http://aventar.eu

Sem comentários:

Enviar um comentário