segunda-feira, 20 de abril de 2015

Para o “The Sun” os migrantes são baratas




The Sun”, o tabloide mais popular da Grã-Bretanha está a ser muito criticado, após a publicação de uma crónica onde se afirma: “these migrants are like cockroaches”
“Um artigo odioso que faria empalidecer Hitler”. É desta forma que o jornal The Independent qualifica a crónica anti-migrante, publicada na passada sexta-feira numa página do tabloide britânico.

Escrito pela colunista Katie Hopkins, useira e vezeira em tiradas racistas e classistas, o artigo diz tudo no título: “Rescue boats? I’d use gunships to stop migrants”. As primeiras linhas são igualmente virulentas: “NO, I don’t care. Show me pictures of coffins, show me bodies floating in the water, play violins and show me skinny people looking sad. I still don’t care.”

O resto do texto está em linha, comparando migrantes com animais peçonhentos numa prosa idêntica à utilizada no tipo de propaganda dos panfletos nazis, à Rádio Mille Collines durante os massacres do Ruanda. Os refugiados que tentam subir para caminhões em Calais são "uma praga de pessoas selvagens", e algumas cidades inglesas tornaram-se "feridas pútridas onde enxames de migrantes e requerentes de asilo, embolsam o abono de família, como se fosse dinheiro do Monopólio ".
.



"Não se enganem, esses migrantes são como baratas”, continua Hopkins. “Eles podem parecer um pouco como a Etiópia de Bob Geldof em 1984 (referência aos concertos humanitários Live Aid), mas eles são construídos para sobreviver a uma bomba nuclear. Eles são sobreviventes ... "

O texto causou imediatamente uma avalanche de reações nas redes sociais, em particular de muitas personalidades e intelectuais britânicos, em geralmente inclinados a ignorar as provocações de Katie Hopkins. 

Muitos ficaram surpreendidos pelo facto de um artigo como este tivesse sido publicado, como tal, num jornal lido por dois milhões de pessoas, enquanto a retórica xenófoba, impulsionada principalmente pelo partido anti-europeu e anti-imigração UKIP, ganha terreno ao aproximarem-se as eleições legislativas. 

Uma petição online pedindo ao The Sun que tome posição face à sua colunista, já recolheu 120.000 assinaturas. Estudantes militantes do Labour utilizaram uma das declarações Hopkins, em que ela diz que sai do país se Ed Miliband do Partido Trabalhista for eleito no próximo mês, com um argumento de campanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário