quinta-feira, 23 de abril de 2015

Jack Welch afirma que apenas duas palavras são importantes para os Líderes de hoje: Verdade e Confiança


Nenhuma pessoa viva está mais ligada ao conceito de liderança empresarial do que Jack Welch. Mesmo para aqueles que nunca colocaram um pé na actividade empresarial, o nome de Welch é imediatamente reconhecido. 

Durante a sua permanência como CEO da GE - um período de duas décadas, que começou em 1981 - ele "agarrou" uma empresa de 14 biliões de dólares, que era considerada para a época como grande e boa, numa muito maior, de 500 biliões, recheada de talentos dispostos a assumir riscos.

Quatorze anos depois, os casos de estudo dos negócios de Welch, são ainda seguidos e debatidos: That management has to weed out mediocre employees (“not removing [the] bottom 10% early in their careers is not only a management failure, but…a form of cruelty,” declarou ele num relatório anual); Se você não for número 1 ou 2 na sua indústria não há nenhuma razão para continuar com ela… 

As suas mensagens no LinkedIn, co-escritas com sua mulher, ex-editora da HBR, Suzy Welch, tornam-se quase instantaneamente virais: escrevem sobre a luta diária dos gestores, como melhorar, como se mover mais rápido, como se manter relevante.

Via única? Passar por cima do clássico MBA

Algumas semanas atrás, Jack e Suzy publicaram um novo livro: The Real-Life MBA. Depois de Welch ter deixado a GE, lecionou na Sloan School do MIT e reconheceu alguns dos mesmos problemas que ele tinha visto no mundo dos negócios: ineficiência, falta de foco no cliente e velocidade.


Juntou-se então à empresa de educação Strayer para lançar sua própria escola, o Instituto de Gestão Jack Welch, e declarou os princípios empresariais que iria utilizar. Atingir um grande número de pessoas e não somente as elites; O sucesso do professor não é avaliado pelo número de artigos científicos publicados; o ensino é para aplicar e não teórico.  

"Eu não estou de forma alguma neste livro, ou na escola, diminuindo o tradicional MBA", disse na apresentação do livro. "Você forma-se, e vai trabalhar durante quatro a cinco anos. Pára de trabalhar, desiste do seu emprego de 100.000 dólares por ano, e volta para a escola. Gasta 65 mil dólares por dois anos. “O seu plano?" O livro custa 25 dólares para pegar um pedaço dele, e a escola custa 40.000 dólares para obter todos os aspectos práticos do mesmo. É um modelo diferente."

3 comentários:

  1. Recuerdo cuando lo vimos por telecónferencia en Madrid. Era una delicia escucharlo.

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    1. Fazem falta lideres de empresas como este, não só pelos resultados obtidos, mas pela forma como conduziu a sua gente a conseguir-los. Inspirador.

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